16/03/2009

Reflexão "A rádio"

A rádio foi o primeiro dos meios de comunicação de massa que deu imediatismo à notícia devido à possibilidade de divulgar os factos no exacto momento em que ocorrem. Permitiu que o Homem se sentisse participante de um mundo muito mais amplo do que aquele que estava ao alcance dos seus órgãos sensoriais. Mediante uma ampliação da capacidade de ouvir, tornou-se possível saber o que está a acontecer em qualquer lugar do mundo, existem, actualmente, condições de transmitir a informação com mais rapidez do que qualquer outro meio. Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público, constituindo-se, muitas vezes, no único a levar a informação para populações de vastas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos geográficos, económicos ou culturais. Uma das grandes vantagens da rádio além de informar e divertir está ao alcance de todos, inclusive dos iletrados.

Quando a televisão chegou, o rádio não estava preparado para concorrer com um elemento substancial a imagem e ressentiu-se bastante porque a partir do momento em que a televisão chegou o mundo nunca mais foi o mesmo. Esta permitiu aos cidadãos ter uma visão mais alargada do que se passava no mundo através dos diversos programas por ela transmitidos, pois anteriormente só ouviam a voz do rádio e algumas imagens impressas nos jornais. Porém, se por um lado trouxe progresso, por outro veio quebrar certos hábitos como a leitura, o convívio entre as pessoas, e principalmente as crianças mudaram completamente os seus hábitos de brincadeira. Enquanto anteriormente brincavam na rua ou noutro sítio qualquer, onde praticavam diversas actividades, hoje em dia passam horas de frente ao televisor.

Conclusão

Há quem diga que a chegada da televisão e da internet fizeram com que o rádio perdesse o seu espaço. Ao contrário de tantas afirmações, este meio de comunicação tornou-se flexível e, hoje, pode ser acompanhado via internet. A evolução tecnológica nunca irá superar as características singulares deste meio, capaz de trazer informações e interferir no comportamento desde o mais humilde dos cidadãos até aos mais letrados. O rádio é companheiro e fala ao ouvinte em particular, sem interferir na sua rotina diária. Além disso, o aparelho receptor é acessível aos mais variados gostos e bolsos. Justamente por isso, ele torna-se um forte aliado na difusão de culturas, pois o seu alcance não tem limites.

Sem comentários:

Enviar um comentário