16/03/2009

Reflexão "Direitos Fundamentais"

Apesar de os países desenvolvidos respeitarem num grau mais elevado os direitos humanos do que os países em vias de desenvolvimento, infelizmente estes continuam muito aquém de serem respeitados na sua íntegra.

Em relação ao dilema se o respeito pelos direitos humanos deve vir primeiro ou depois do país se ter desenvolvido, na minha opinião, é muito mais difícil serem respeitados quando o país ainda está em vias de desenvolvimento, porque para existir o respeito pelos direitos humanos é preciso que haja acesso a recursos necessários para atingir um nível de vida com um certo grau de satisfação das necessidades das populações, uma vida saudável, com instrução, etc. E nestes países verifica-se que, as condições de acesso ao ensino são precárias, devido à falta de infra-estruturas, de professores e sobretudo devido à falta de investimento dos governos na educação como forma de estimular o desenvolvimento, as condições financeiras das famílias obrigam um elevado número de jovens e até mesmo crianças a ingressarem no mercado de trabalho, abandonando precocemente a escola, que origina um elevado número de analfabetismo. Nestes países o trabalho infantil é um problema social grave, os direitos das crianças são permanentemente desrespeitados. A habitação também é preocupante pela falta de condições, relativamente à falta de infra-estruturas básicas como saneamento, água potável e electricidade.

Em termos de saúde verifica-se também que o acesso é muito restrito e precário além de não existirem cuidados de saúde primários, o diagnóstico e a despistagem de doenças são inexistentes.

Perante estes factores e outros mais é quase impossível um país em vias de desenvolvimento respeitar minimamente os direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário