16/03/2009

Análise "Anúncio de carácter comercial"

Publicidade Dove Pro Age

Cor: tons suaves, que sugerem a naturalidade, estamos perante uma campanha que não explora o corpo feminino e, além disso, está despido de preconceitos.


A função da linguagem utilizada é a apelativa e processa-se, principalmente, através de imagens que valem mais que mil palavras.

A mensagem deste anúncio vem aliviar a carga que desde há muito tempo nós (mulheres) vimos a ser alvo: somos constantemente pressionadas por modelos de beleza impossíveis de serem seguidos, trazendo inúmeros problemas para a saúde. As mulheres de hoje começam a ser abordadas com mensagens de empresas que estão realmente a valorizar a sua beleza, vendendo produtos que foram criados com base em mulheres “de verdade”, com as suas características diversificadas e exclusivas. O padrão de beleza feminino antes valorizado, neste anúncio é substituído, numa campanha publicitária, pela presença da beleza negra, da mulher mais madura, da “gordinha”, da mulata.


Intenção comunicativa: este anúncio tem como intenção aliciar as consumidoras de uma certa faixa etária para a compra de uma gama de produtos de beleza. Sugere, de igual modo, que a utilização destes produtos são direccionados a qualquer mulher, sem exclusão de raça ou mesmo de aparência física. Sendo assim, as imagens sugerem que não é preciso ter um corpo esbelto para gostarmos de nós e nunca é tarde para cuidarmos do nosso corpo. Como se costuma dizer “se não gostarmos de nós quem gostará?”. Apesar de ser uma frase feita, faz todo o sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário